A infância é determinante para outras etapas da vida. A coordenação motora representa um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Situações que fazem parte do cotidiano da criança são essenciais para impulsionar esse conjunto de habilidades.
O primeiro contato com objetos, os trabalhinhos do jardim de infância e a manipulação de pequenos objetos significam as descobertas daquele pequeno universo para o bebê.
A partir dos 3 ou 4 anos, meninos e meninas começam a ter um certo controle de sua preensão (ato de pegar algo), do equilíbrio das pernas e tronco, embora ainda possam cambalear. As tarefas pedagógicas e as brincadeiras que fazem parte de sua vida exercem uma influência imprescindível no desenvolvimento das crianças.
Segundo Piaget no Estágio sensório-motor, que vai do zero até os 2 anos de idade, é onde se inicia o desenvolvimento das coordenações motoras, a criança aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos das crianças está vinculado ao concreto. Ainda na perspectiva de Piaget (1974) apud Friedmann (1992), coloca que o jogo pode ser estruturado de três formas: de exercício, simbólico, construção e regra e, neste sentido as brincadeiras evoluem conforme a faixa etária.
Abaixo o vídeo mostra o Desenvolvimento da coordenação motora e suas etapas


Sem comentários:
Enviar um comentário